A Confederação Nacional de Municípios (CNM) se reuniu com o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado, em encontro que tratou de pautas municipalistas voltadas ao fortalecimento da contabilidade pública. Durante o encontro, o analista técnico de Contabilidade da CNM Marcus Cunha e o presidente debateram ações conjuntas para qualificar a gestão fiscal e contábil das administrações municipais, com destaque para a importância da atuação técnica no cenário de constantes mudanças normativas e tecnológicas.
Entre os temas discutidos, esteve a participação oficial do CFC no 3º Congresso Nacional de Contabilidade Municipal (https://eventos.cnm.org.br/evento/iiicncontabilidade). O evento, promovido pela CNM, reúne gestores, contadores e especialistas para debater boas práticas e desafios da contabilidade pública no país.
Também foi abordada a possibilidade de estabelecer parcerias voltadas à capacitação de profissionais que atuam diretamente na contabilidade municipal, buscando ampliar conhecimentos e promover maior eficiência na administração das finanças públicas.
O Congresso Nacional de Contabilidade Municipal acontecerá entre os dias 10 e 12 de setembro, na sede da CNM, em Brasília. O evento é uma oportunidade para discutir os principais desafios, avanços e tendências da contabilidade pública municipal, reunindo especialistas, representantes de órgãos de controle e autoridades nacionais.
Entre os temas que serão abordados estão: Reforma Tributária e seus impactos nos Municípios; Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal; SIAFIC e sua implementação integral; auditoria financeira no setor público; custos, controle interno e operações de crédito; obrigações acessórias, PIPCP e novas normativas; e a capacidade de pagamento dos Municípios. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.